Comunicação

Como a Leide se comunica

Contando atualmente somente com os movimentos do globo ocular, Leide se utiliza de uma Tabela visual* para se comunicar, com suporte de seus familiares ou de sua equipe de cuidadoras e auxiliares de enfermagem, treinados para lhe oferecerem este suporte.

Esta tabela é mostrada para Leide no momento da comunicação. As cuidadoras, auxiliares ou familiares perguntam primeiramente em qual coluna se encontra a letra que Leide quer dizer. Listando uma a uma por seu número: coluna um, dois, três, até a coluna 6. Através de um movimento ocular previamente combinado (direita ou esquerda), Leide identifica em qual coluna está a letra.

Após confirmar a coluna (procedimento sempre necessário), o interlocutor (cuidadoras, auxiliares ou familiares) lista uma a uma as linhas da coluna também por seus números, perguntando: linha um, dois, três, até a linha 13. Com o mesmo movimento ocular, Leide sinaliza em qual linha está a letra que pretende comunicar.

Cada cruzamento de coluna e linha aponta a uma letra do alfabeto, um número ou alguma palavra usual da autora.

Caso a letra venha a ser uma consoante, imediatamente o interlocutor pergunta se o que vem após a letra é uma vogal, com um sinal de positivo na mão direita e negativo na mão esquerda. Leide olha para o sinal correspondente, sinalizando sim ou não.

Caso a resposta seja positiva, o interlocutor vai verbalizando cada uma das vogais, até que Leide sinalize com os olhos (para direita ou esquerda, movimento previamente combinado) a vogal que compõe a sílaba.


Vídeo Tabela Visual


 

Origem da tabela visual utilizada por Leide

A tabela de Leide é uma adaptação daquela apresentada no artigo “comunicação visual por computador na esclerose lateral amiotrófica”, do Dr. Carlos Arce, oftalmologista especializado no atendimento de pacientes com comprometimento motor (CASSEMIRO, Cesar Riazzo and ARCE, Carlos G. Arq. Bras. Oftalmol. [online]. 2004, vol 67, no. 2 [cited 2006-10-02], pp. 295-300). Veja em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492004000200020

 

 
Ivania Soares, cuidadora de Leide, com a Tabela visual , se comunicando com Leide
 
Auxiliar Eliane confirmando com gestos de “sim” e “não” com os dedos da mão direita e esquerda respectivamente. Neste momento, a auxiliar pergunta para Leide e a mesma olha para o lado em que está o significado do que quer dizer.