Clipping > Notícias


Pesquisa acadêmica contempla vida e obra de Leide Moreira

Aluna do mestrado da PUC-SP desenvolveu estudo que analisa a história de superação de Leide Moreira

Folheando as páginas de um jornal, a psicóloga baiana Isabella Quadros Alvim se deparou com a história de superação da advogada e poeta Leide Moreira, portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica, ELA, doença ainda sem cura que causa degeneração dos músculos. “Na época pesquisava sobre a fragilidade e seus aspectos objetivos e subjetivos no envelhecimento, quando me deparei com o caso de Leide, que acometida pela doença e presa a uma cama, passou a se comunicar com o mundo através dos olhos e a se expressar por meio da poesia. Um exemplo de superação”, conta a psicóloga, que, quando aluna do Mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, decidiu fazer da vida e obra de Leide Moreira o seu objeto de estudo.

“A dissertação, concluída em 2012, relaciona a história de vida de Leide com a Jornada do Herói, conceito baseado na teoria de Joseph Campbell, reconhecido mitólogo norte-americano”, explica a pesquisadora.

“A jornada de Leide começou muito antes da Esclerose Lateral Amiotrófica surgir em sua vida. Evidenciando sua personalidade pioneira, ela se tornou a primeira advogada mulher em Ituverava, cidade onde morou, no interior de São Paulo”, revela Isabella, baiana radicada há 20 anos em São Paulo, que em seu estudo se apropria de obras de teóricos reconhecidos, como o psicanalista Carl Gustav Jung, o filósofo francês Gilles Deleuze e o teólogo e filósofo holandês Baruch Spinoza.

Sobre a psicóloga e pesquisadora Isabella Quadros Alvim

Isabella Quadros Alvim é psicóloga formada pelo Mackenzie (1998), especialista em História e Desenvolvimento da Psicologia de Jung, pelo C. G. Jung Instituto de Chicago (2000), nos Estados Unidos, e também em Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas. Concluiu seu Mestrado em Gerontologia Social na PUC/SP, no qual desenvolveu a dissertação “O inédito da longevidade na jornada do herói de Leide Moreira”, com enfoque na vida e obra de Leide Moreira.

Deixe um comentário